domingo, 25 de setembro de 2011

Clean Boot


Olá pessoal, vamos hoje ao nosso segundo post!


Você alguma vez já passou por uma situação onde seu computador não iniciava em modo normal porém funcionava normalmente em modo de segurança?


Isso pode acontecer devido à algum problema com software ou serviço que não faz parte do sistema operacional. Quando você inicia o computador em modo seguro esses serviços e aplicações não são inciados e o computador consegue iniciar normalmente.
Mas como descobrir qual o serviço ou software que está causando o problema?
A respota é simples, assim como o procedimento para chegar à resolução
Hoje vamos mostrar como realizar um "Clean Boot"


Clean Boot - Consiste em desabilitar todos os serviços que não são Microsoft, e reiniciando a máquina para verificar se algum outro software ou serviço não Microsoft pode estar interferindo no sistema operacional.


Procedimentos para execução do Cleanboot:





1. Abrir o menu Iniciar >>> Executar e digitar msconfig, conforme a imagem abaixo:
2. No msconfig ir até a aba services, marcar as opções “Hide All Microsoft Services” e “Disable All”
3. O msconfig exibirá somente os serviços que não são Microsoft e desabilitados, conforme a imagem a seguir. Neste caso temos somente 1 serviço não-Microsoft
4. Clique na aba startup e depois em Disable All e em OK

5. Reiniciar a máquina e ver se o problema continua acontecendo sem os serviços e aplicações não Microsoft.
Caso a máquina inicie normalmente após o clean boot, repetir os procedimentos acima, porém ao invés de remover você voltará a adicionar o serviços que foram removidos.


6. Para agilizar o processo você pode adicionar a metade dos serviços, e reinciar a máquina, caso apresente o problema novamente já sabemos que um desses serviços habilitados estão causando o problema. 
Realize os procedimentos novamente até estreitar as opções de serviços disponíveis para chegar no serviço ou aplicação que esteja causando o problema.


Este procedimento apesar de ser bem simples acaba nos salvando de grandes problemas, auxiliando na resolução rápida de um servidor que não inicia mais.


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário